Perfis de Envios
Introdução
Área para cadastrar e padronizar perfis de envios para clientes por WhatsApp ou por e-mail.
Perfis de envio
Os perfis podem ser criados para padronizar cobranças, preventivas, envios de documentações ou até mesmo para informar o cliente o usuário e a senha cadastrado na plataforma veicular.
As mensagens de envios contínuos ou em massa, devem ser inseridas nesta área. A intensão é automatizar e padronizar ao máximo processos recorrentes.
Tipos de Perfis
Podemos criar vários tipos de perfis que serão enviados das seguintes áreas:
Cobrança
Preventiva: Envio de lembrete.
Cobrança: Envio de boleto atualizado. Suspensão acesso: Notificação por inadimplência; Liberação acesso: Notificação por quitação de títulos;
Cliente
Acesso Plataforma: Login e Senha;
Agenda
Informação e confirmação de O.S;
Envios documentações: Contratos; Envios aos Técnicos: Rotas, documentações, checklist e etiquetas;
Vendas
Envios de Propostas; Envios de Estratégia Comercial;
Como podemos ver, cada área faz envios de acordo com as informações (referências) que nelas são armazenadas.
Referências
Como os perfis/mensagens são endereçados geralmente a clientes, é necessário que o sistema faça as alterações dos dados e atualize as informações. Para que esse processo aconteça contamos com as referências.
Ao digitarmos os textos nos locais em que deve vir o nome do cliente, para que o sistema entenda a referência e substitua pelo nome de cada cliente, devemos utilizar a referência: @NOME
Porém além do nome, geralmente utilizamos: Veículos, endereço, plano, saudações entre outros... de acordo com o que desejamos enviar.
Tipos de Referências
Vamos conhecer as principais referências que podemos utilizar nos perfis de envios?
Referências - Área de Cobrança (Preventivas e Cobranças)
@NOME
Nome ou Razão Social
@SAUDACOES
Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite
@HOJE
Data do dia
@TOTAL
Total monetário de títulos em aberto
@TOTALCOMJUROS
Total monetário de títulos em aberto com juros e multa incluso
@VCTOCOBRANCA
Data de vencimento original do título
@FORMAPAGTO
Forma de Pagamento
@FINSERVIÇO
Tipo de serviço cobrado referente ao título
@FINPIXQRCODE
Incluir código pix do título para pagamento
@FINPIXLINK
Incluir link pix do título para pagamento
@VALORBOLETO
Valor do título atualizado
@DTVENCBOLETO
Data de vencimento do título atualizado
@CODIGOBOLETO
Incluir código de barras do título para pagamento
Referências - Área do Cliente
@NOME
Nome ou Razão Social
@SAUDACOES
Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite
@HOJE
Data do dia
@CPF
CPF/CNPJ
@NASC
Data de Nascimento
@RG
RG
@CEP
CEP
@ENDERECO
Endereço
@NUM
Número do endereço
@BAIRRO
Bairro
@CIDADE
Cidade
@UF
UF
@COMPL
Complemento
@USUARIO
Usuário cadastrado na plataforma
@SENHA
Senha cadastrada na plataforma
@TELEFONES
Telefones
@EMAILS
E-mails
@VEICULOS
Relação de veículos
@TOTALDIVIDA
Total monetário de títulos em aberto
@QUANTDIVIDA
Quantidade de títulos em aberto
@MESESDIVIDA
Quantos meses constam de inadimplência
@IUGULINK
Link para cadastrar mensalidade recorrente no cartão
Referências - Agenda
@NOME
Nome ou Razão Social
@SAUDACOES
Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite
@HOJE
Data do dia
@AGKEY
Número da O.S
@SERVICO
Tipo de serviço a ser realizado
@DATA
Data da O.S
@PERIODO
Período agendado
@OBSERVACAO
Observações acrescentadas na O.S
@TECNICO
Nome do técnico que executará a O.S
@ORDEM
A Ordem da rota do dia
@AGVEICULOS
Relação dos veículos inclusos na O.S
@AGQUANTVEICULOS
Quantidade de veículos inclusos na O.S
@VALORSERVIÇO
Valor total monetário das O.S
@AGENDERECO
Endereço que será realizado a O.S
@AGNUMERO
Número do endereço da O.S
@AGBAIRRO
Bairro do endereço da O.S
@AGCIDADE
Cidade do endereço da O.S
@AGUF
UF do endereço da O.S
@AGCOMPL
Complemento do endereço da O.S
Referências - Vendas
@NOME
Nome ou Razão Social
@SAUDACOES
Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite
@HOJE
Data do dia
@TELEFONES
Telefones
E-mails
Agora basta criarmos os perfis (textos) e incluir as referências que desejamos, vamos lá?
Cadastro de Perfis de Envio
Primeiramente selecione a empresa que fará o envio e no campo Nome digite o nome do Perfil:

No exemplo acima em Nome preenchemos com o formato em que facilita aos operadores compreenderem de qual área deve ser enviado aquele perfil, neste caso, o perfil deve ser enviado pela área de cobrança, assim poderemos utilizar todas as Referências de Cobrança para substituições no texto.
Envios por WhatsApp
Para cadastrarmos perfis a serem enviados por WhatsApp, selecione o número que fará os disparos das mensagens: (Para o passo a passo de como cadastrar os números para envios, clique aqui).

Ao lado possuímos uma caixa de seleção para habilitar que o perfil envie anexos, podendo ser:
Anexos Dinâmicos: Integrados ao G-System, utiliza a mesma regra de referências e substituições; (Estes anexos precisam ser enviados para nosso suporte para que possamos integrá-los aos dados dos clientes);
Anexos Fixos: Documento fixo que não obtêm informações dos clientes a ser substituídos.
Importante lembrá-los que cada anexo é contabilizado como envio de 1 mensagem!
O próximo passo é preenchermos o campo com a mensagem do perfil e incluirmos as referências necessárias. Exemplo:

Após finalizar clique em
e o perfil será incluído na tela abaixo e nas áreas de envios.
Envios por E-mails
Para cadastrarmos perfis a serem enviados por E-mails, selecione o e-mail de saída que fará os envios: (Para o passo a passo de como cadastrar e-mails para envios, clique aqui).

Destinatários Fixos: Informe e-mails fixos para receberem os envios (Ex. e-mail do responsável do setor);
Assunto: Preencha com o assunto do e-mail.
O próximo passo é preenchermos o campo com a mensagem do perfil e incluirmos as referências necessárias, porém a mensagem deve estar em HTML, para isso iremos utilizar um site gratuito online: https://onlinehtmleditor.dev/
Ao acessar o site, basta preencher o campo em branco com a mensagem do perfil:
Após finalizar a mensagem, clique em para que seja transformado em HTML.
Copie a mensagem e cole no campo de mensagem no G-System:

Após finalizar clique em
e o perfil será incluso na tela abaixo e nas áreas de envios.
Incluir Anexos Fixos
Anexos Fixos são documentos que não obtêm informações dos clientes a ser substituídos.
Para incluir o anexo ao perfil basta clicar nos anexos do mesmo:

Abrirá a tela de anexos, para o passo a passo de como manipular anexos, clique aqui.
Editar Perfis de envios
Para editar um perfil, siga o seguinte processo:
Selecione o Perfil;
Faça as edições necessárias;
Clique em
.
Excluir Perfis de envios
Para excluir um perfil, siga o seguinte processo:
Selecione o Perfil;
Clique em
;Abrirá uma tela de confirmação da exclusão, clique em
.
Atualizado

