Área de Pré-cadastrados

Nesta área, gerenciamos todas as conversões de Interessados realizadas pela Área Comercial, acompanhando o pré-cadastro do cliente até os próximos passos (Agenda e Financeiro, quando aplicáveis).

Nesta tela, também é possível executar todos os processos já descritos nas telas de Receptivos e Ativos.

Tela de conversões

Tela de Conversões - Área de Pré-cadastrados

A tela acima exibe o histórico de conversões por data, vendedor e tentativas de contato, ajudando o gerente comercial a visualizar resultados e a acompanhar a produtividade e a efetividade de cada vendedor.

Vamos entender melhor as colunas de visualização ?

  • Nome: nome do cliente.

  • Tipo: categoria do lead antes da tratativa de venda.

  • Interesse: nível de interesse demonstrado antes da tratativa de venda.

  • Publicidade: canal pelo qual o interessado conheceu a empresa.

  • Vendedor: nome do vendedor vinculado à venda.

  • Data do 1º contato: data em que o interessado fez o primeiro contato.

  • Data da conversão: data da efetivação da venda.

Na Área de Sumário, o gráfico Análise de Conversões de Interessados permite aplicar filtros por Publicidade, Vendedores e Período, facilitando comparações e insights.


Dica do gestor — Métrica principal: Ciclo de Vendas (Tempo de Conversão / Time to Close – TTC)

  • Como calcular (por lead): Ciclo de Vendas = Data da conversão − Data do 1º contato

  • O que analisar com essa métrica:

    • Ciclo por lead e média/mediana por vendedor, canal/publicidade e tipo de lead.

    • Faixas de tempo (ex.: 0–7, 8–14, 15–30 dias) para entender onde a maioria converte.

    • Idade do lead na conversão (sinônimo do ciclo).

    • Tempo de funil por etapa (se houver marcos intermediários registrados).

Use o TTC para definir SLAs de conversão, identificar gargalos no funil e priorizar ações que reduzam o tempo entre o primeiro contato e o fechamento.


Tutorial em vídeo: Conheça a Tela de Dados de Conversão

Atualizado