Como personalizar listas e relatórios

As telas de listas estão presentes em todas as áreas do G-System.

Essa tela tem como objetivo apresentar informações e dados contidos, construindo uma base para emissão de relatórios.

As listas possuem as mesmas ferramentas do Excel utilizadas para manipulação dos dados.

Neste exemplo iremos utilizar a aba Financeiro da Área de Supervisão, porém as listas de todas as áreas funcionam da mesma forma.

Ferramentas do Excel

Para utilizar as ferramentas nas listas basta clicar com o botão direito sobre os títulos dos campos:

Tela Financeiro - Área de Supervisão

Ferramenta de Filtro;

Ferramenta para salvar personalização da lista ou restaurar layout padrão;

Ferramentas de organização e agrupamento;

Ferramenta de exportação de dados;

Ferramenta para habilitar e desabilitar campos;

Ferramenta Filtrar

Para criar filtros na lista, basta clicar com o botão direito em cima do campo que deseja filtrar, exemplo:

Nesta lista financeira de títulos a vencer, queremos ver somente os títulos que vencem no mês de novembro. Para isso o campo Venc. Cobrança precisa estar habilitado, pois este campo informa a data de vencimento dos títulos.

1 Passo - Clique com o botão direito no campo Venc. Cobrança;

2 Passo - Clique em filtrar;

3 Passo - Clique em agrupar por mês;

4 Passo - Selecione o mês de novembro;

5 Passo - Clique em Aplicar.

Ferramenta de Filtros

Após clicar em aplicar a lista de dados será atualizada.

Para limpar o filtro e trazer todas as informações novamente, clique em

Ferramenta de Agrupamento

Seguindo com o exemplo da ferramenta de filtros, nós filtramos todos os títulos que vencem em novembro/2022, porém para sabermos os valores por dia basta utilizar a ferramenta de agrupamento:

1 Passo - Clique com o botão direito no campo Venc. Cobrança;

2 Passo - Clique em ;

3 Passo - Clique novamente com o botão direito no campo Venc. Cobrança;

4 Passo - Clique em .

Listas - Área de Supervisão

A lista será atualizada e trará os valores por dia, conforme o exemplo acima.

Para desativar o agrupamento clique em .

Personalização de Layout

Ao habilitar, desabilitar ou mover os campos o layout padrão é alterado, para salvar o layout, basta:

1 Passo - Clique com o botão direito em qualquer campo da lista;

2 Passo - Clique em .

Para restaurar o layout padrão clique em .

Campos da Lista

Para alterar a sequência das campos na lista basta arrastá-lo.

Clique no Campo, arraste-o para ordenação correta na lista.

Habilitar e Desabilitar Campos

Para habilitar e desabilitar campos basta:

1 Passo - Clique com o botão direito sobre os títulos da lista;

2 Passo - Selecione os campos que deseja habilitar;

3 Passo - Retire a seleção dos campos que deseja desabilitar.

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