Como personalizar listas e relatórios
As telas de listas estão presentes em todas as áreas do G-System.
Essa tela tem como objetivo apresentar informações e dados contidos, construindo uma base para emissão de relatórios.
As listas possuem as mesmas ferramentas do Excel utilizadas para manipulação dos dados.
Neste exemplo iremos utilizar a aba Financeiro da Área de Supervisão, porém as listas de todas as áreas funcionam da mesma forma.
A personalização das listas serão salvas por usuário, ou seja, personalize as listas de acordo com sua análise, ela não mudará a personalização de nenhum outro usuário!
Ferramentas do Excel
Para utilizar as ferramentas nas listas basta clicar com o botão direito sobre os títulos dos campos:

Ferramenta de Filtro;
Ferramenta para salvar personalização da lista ou restaurar layout padrão;
Ferramentas de organização e agrupamento;
Ferramenta de exportação de dados;
Ferramenta para habilitar e desabilitar campos;
Ferramenta Filtrar
Para criar filtros na lista, basta clicar com o botão direito em cima do campo que deseja filtrar, exemplo:
Nesta lista financeira de títulos a vencer, queremos ver somente os títulos que vencem no mês de novembro. Para isso o campo Venc. Cobrança precisa estar habilitado, pois este campo informa a data de vencimento dos títulos.
1 Passo - Clique com o botão direito no campo Venc. Cobrança;
2 Passo - Clique em filtrar;
3 Passo - Clique em agrupar por mês;
4 Passo - Selecione o mês de novembro;
5 Passo - Clique em Aplicar.

Após clicar em aplicar a lista de dados será atualizada.
Para limpar o filtro e trazer todas as informações novamente, clique em
Ferramenta de Agrupamento
Seguindo com o exemplo da ferramenta de filtros, nós filtramos todos os títulos que vencem em novembro/2022, porém para sabermos os valores por dia basta utilizar a ferramenta de agrupamento:
1 Passo - Clique com o botão direito no campo Venc. Cobrança;
2 Passo - Clique em
;

3 Passo - Clique novamente com o botão direito no campo Venc. Cobrança;
4 Passo - Clique em
.


A lista será atualizada e trará os valores por dia, conforme o exemplo acima.
Para desativar o agrupamento clique em .
Personalização de Layout
Ao habilitar, desabilitar ou mover os campos o layout padrão é alterado, para salvar o layout, basta:
1 Passo - Clique com o botão direito em qualquer campo da lista;
2 Passo - Clique em
.

Para restaurar o layout padrão clique em .
Campos da Lista
Para alterar a sequência das campos na lista basta arrastá-lo.
Clique no Campo, arraste-o para ordenação correta na lista.
Habilitar e Desabilitar Campos
Para habilitar e desabilitar campos basta:
1 Passo - Clique com o botão direito sobre os títulos da lista;
2 Passo - Selecione os campos que deseja habilitar;
3 Passo - Retire a seleção dos campos que deseja desabilitar.
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