Processo de Agendamentos (O.S)

Como realizar Agendamentos (O.S) aos Clientes

Para realizar o agendamento para um cliente, abra o cadastro do mesmo na Área de Clientes e clique na aba veículos:

Tela de Veículos -Área de Clientes

Selecione o veículo

Selecione o veículo que será realizado a O.S.

Caso o cliente possua mais de um veículo e o serviço seja realizado nos demais, basta utilizar o botão Control e selecionar todos os veículos:

Tela de Seleção de Veículos - Área de Clientes

Clique no botão .

Aba Serviço

Dados do Agendamento

Segue os veículos selecionados na área do cliente:

Tela de Veículos - Área de Agendamento

Em dados dos agendamentos, faça o preenchimento dos campos de acordo com a O.S:

Área de Dados do Agendamento - Área de Agendamento

Serviço: Selecione o tipo de O.S a ser realizado;

Tipo: Selecione o tipo de acordo com os processos internos da área;

Veículo: Campo inativo pois os veículos foram selecionados no cadastro do cliente;

Técnico: Selecione o técnico que atenderá a O.S; (No caso de não ser possível definir o técnico neste processo selecione: Sem Técnico).

Em Endereço possuímos 3 opções de seleção:

  • Cliente: O endereço do cadastro do cliente estará disponível para seleção;

  • Técnico: O endereço do cadastro do técnico estará disponível para seleção; (Ex: O Técnico seria casa de som que efetuará a O.S).

  • Personalizado: Faça essa seleção para incluir um endereço específico para a O.S.

(Para o passo a passo de como incluir ou editar um Endereço, clique aqui).

Em Data possuímos 2 opções de seleção:

  • Presencial: Selecione para indicar que a O.S será realizada por um técnico presencialmente e selecione a data da visita;

  • Não presencial: Selecione para indicar que o equipamento será enviado para o cliente, o mesmo será responsabilizado pela instalação;

Em Período selecione de acordo com o horário disponível do Cliente para receber a visita técnica.

Na Visita Presencial ao indicar a data de agendamento conseguimos visualizar as O.S agendadas para o dia determinado e analisar a rota já criada, desta forma o G-System auxilia na tomada de decisão pois fica visível as rotas dos técnicos.

Mapa de Agendamentos

Para visualizar o mapa com as O.S na tela Mapa de Agendamentos clique em :

Tela de Mapa de Agendamentos - Área de Agendamentos

Conforme o exemplo acima, podemos visualizar que ainda não possuí nenhuma O.S agendada para o dia selecionado.

Ferramenta de Informações

Para manipularmos as informações apresentadas no Mapa, basta utilizar as caixas de seleções abaixo:

Ferramenta de informações - Área Agenda

Exemplo: Sem seleção - Visualização no Mapa somente os pontos de localização dos agendamentos.

Tela de Mapa de Agendamentos - Área de Agendamentos

Exemplo: Com seleção - Visualização no Mapa com informações nos pontos de localização dos agendamentos.

Tela de Mapa de Agendamentos - Área de Agendamentos

Ferramenta de Coloração

Como podemos ver nos exemplos acima, os pontos possuem coloração diferente de acordo com o tipo de O.S:

Coloração
Tipo de O.S

Verde

Instalação / Reativação

Amarelo

Manutenção

Vermelho

Desativação

Laranja

Troca de Veículo

Branco

Visita avulsa

Aba Financeiro

Seleção do Serviço

Tela de Seleção de Serviços - Área de Agendamento

Em Serviço selecione o serviço que irá gerar o custo ao cliente;

O campo Mensalidade está desativado pois o serviço selecionado não gera mensalidade.

Seleção de Veículos

Tela de Seleção de Veículos - Área de Agendamentos

Em Seleção possuímos 3 (três) opções financeiras para alterar os valores de custos:

  • Selecione Valor para alterar os valores de custos para o valor preenchido;

  • Selecione Acréscimo para acrescentar um valor ou porcentagem ao custo;

  • Selecione Desconto para descontar um valor ou porcentagem do custo.

O Campo Desativação está em negrito, ou seja, todos os campos de listas em negrito podem ser alterados diretamente na lista, basta clicar sobre o valor e altera-lo!

Tela de Seleção de Veículos - Área de Agendamentos

Forma Pagamento

Tela de Forma de Pagamento - Área de Agendamento

Lançamento: Este campo realiza a soma dos custos automaticamente;

Forma de Pagamento: Selecione a Forma em que o cliente pagará pelo custo;

Parcela: Selecione a quantidade de Parcelas; (Á vista mantenha em 1x).

Carteira: Caso o custo for pago por boleto, indique a carteira;

Vencimento: Selecione a data de vencimento;

Em Situação temos 2 (duas) opções:

  • Pendente: Para indicar que o custo ainda não foi pago;

  • Pago: Para indicar que o Cliente já realizou o pagamento do custo.

Ao selecionar Pago, será habilitado mais 2 (dois) campos:

  • : Selecione a data de pagamento;

  • : Indique o valor pago pelo cliente.

Após preencher os campos, clique em .

Será aberto uma janela de confirmação das informações a serem geradas, se estiver correto clique em .

Tela Financeiro

Tela Financeiro - Área de Agendamentos

Ao confirmar a inserção, automaticamente ficará disponível na tela do Financeiro para visualização.

Agendamento de Instalação/Adesão

No caso de Instalação, na Aba Financeiro teremos 2 (dois) tipos de custos para incluir:

  1. Custo da Instalação (adesão);

  2. Mensalidade;

A inserção segue o mesmo processo acima, porém os serviços devem ser inseridos separadamente.

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