Processo de Agendamentos (O.S)
Como realizar Agendamentos (O.S) aos Clientes
Para realizar o agendamento para um cliente, abra o cadastro do mesmo na Área de Clientes e clique na aba veículos:

Selecione o veículo
Selecione o veículo que será realizado a O.S.
Caso o cliente possua mais de um veículo e o serviço seja realizado nos demais, basta utilizar o botão Control e selecionar todos os veículos:

Clique no botão
.

Aba Serviço
Dados do Agendamento
Segue os veículos selecionados na área do cliente:

Em dados dos agendamentos, faça o preenchimento dos campos de acordo com a O.S:

Serviço: Selecione o tipo de O.S a ser realizado;
Tipo: Selecione o tipo de acordo com os processos internos da área;
Veículo: Campo inativo pois os veículos foram selecionados no cadastro do cliente;
Técnico: Selecione o técnico que atenderá a O.S; (No caso de não ser possível definir o técnico neste processo selecione: Sem Técnico).
Em Endereço possuímos 3 opções de seleção:
Cliente: O endereço do cadastro do cliente estará disponível para seleção;
Técnico: O endereço do cadastro do técnico estará disponível para seleção; (Ex: O Técnico seria casa de som que efetuará a O.S).
Personalizado: Faça essa seleção para incluir um endereço específico para a O.S.
(Para o passo a passo de como incluir ou editar um Endereço, clique aqui).
Em Data possuímos 2 opções de seleção:
Presencial: Selecione para indicar que a O.S será realizada por um técnico presencialmente e selecione a data da visita;
Não presencial: Selecione para indicar que o equipamento será enviado para o cliente, o mesmo será responsabilizado pela instalação;
Em Período selecione de acordo com o horário disponível do Cliente para receber a visita técnica.
Mapa de Agendamentos
Para visualizar o mapa com as O.S na tela Mapa de Agendamentos clique em :

Conforme o exemplo acima, podemos visualizar que ainda não possuí nenhuma O.S agendada para o dia selecionado.
Ferramenta de Informações
Para manipularmos as informações apresentadas no Mapa, basta utilizar as caixas de seleções abaixo:

Exemplo: Sem seleção - Visualização no Mapa somente os pontos de localização dos agendamentos.

Exemplo: Com seleção - Visualização no Mapa com informações nos pontos de localização dos agendamentos.

Ferramenta de Coloração
Como podemos ver nos exemplos acima, os pontos possuem coloração diferente de acordo com o tipo de O.S:
Verde
Instalação / Reativação
Amarelo
Manutenção
Vermelho
Desativação
Laranja
Troca de Veículo
Branco
Visita avulsa
Caso a O.S não gere nenhum custo ao cliente, finalize o processo clicando no botão ;
Caso a O.S gere algum custo ao cliente, prossiga o processo clicando na Aba Financeiro.
Aba Financeiro
Seleção do Serviço

Em Serviço selecione o serviço que irá gerar o custo ao cliente;
O campo Mensalidade está desativado pois o serviço selecionado não gera mensalidade.
Seleção de Veículos

Em Seleção possuímos 3 (três) opções financeiras para alterar os valores de custos:
Selecione Valor para alterar os valores de custos para o valor preenchido;
Selecione Acréscimo para acrescentar um valor ou porcentagem ao custo;
Selecione Desconto para descontar um valor ou porcentagem do custo.

Forma Pagamento

Lançamento: Este campo realiza a soma dos custos automaticamente;
Forma de Pagamento: Selecione a Forma em que o cliente pagará pelo custo;
Parcela: Selecione a quantidade de Parcelas; (Á vista mantenha em 1x).
Carteira: Caso o custo for pago por boleto, indique a carteira;
Vencimento: Selecione a data de vencimento;
Em Situação temos 2 (duas) opções:
Pendente: Para indicar que o custo ainda não foi pago;
Pago: Para indicar que o Cliente já realizou o pagamento do custo.
Ao selecionar Pago, será habilitado mais 2 (dois) campos:
: Selecione a data de pagamento;
: Indique o valor pago pelo cliente.
Após preencher os campos, clique em .
Será aberto uma janela de confirmação das informações a serem geradas, se estiver correto clique em .
Tela Financeiro

Ao confirmar a inserção, automaticamente ficará disponível na tela do Financeiro para visualização.
Caso esteja correto, finalize o processo clicando no botão ;
Caso necessite fazer alguma alteração, clique em Excluir e faça a inserção novamente.
Agendamento de Instalação/Adesão
No caso de Instalação, na Aba Financeiro teremos 2 (dois) tipos de custos para incluir:
Custo da Instalação (adesão);
Mensalidade;
A inserção segue o mesmo processo acima, porém os serviços devem ser inseridos separadamente.
Last updated